NOVENA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
FAZENDO MEMÓRIA
1º DIA - 18 DE NOVEMBRO : Pe. Hidelbrando Marques Ferreira
Por que choramos?
O Evangelho narra o motivo pelo qual Jesus chorou. Ele chora por nós, nova Jerusalém. E nesse primeiro dia de novena, queremos lembrar o convite que Deus nos faz através de Maria: ALEGRA-TE! O SENHOR ESTÁ CONTIGO. E com Deus nossa alegria se torna completa, na medida em que seguimos seu Filho Jesus.
A humanidade passa por sofrimentos quando não assume em sua vida, a vida proposta por Jesus.
Também somo geradores do Cristo em nós, seja através da sua Palavra, seja através da Eucaristia. Só somos capazes de viver a vida do Cristo, quando ouvimos sua voz e tentamos viver uma vida melhor. A missão da vida em comunidade apresenta seus desafios, mas também tem suas gratificações na alegria. A mudança em nossa vida nos ensina a ensinar,a ponto de dizer a todos que o Senhor está comigo no muito e no pouco, pois Ele me confiará muito mais e guiará os meus passos.
"SE SOU FIEL NO POUCO, ELE ME CONFIARÁ MAIS, SE SOU FIEL NO POUCO, MEUS PASSOS GUIARÁ..."
2º DIA - 19 DE NOVEMBRO: Pe. Osvaldo Ferreira Rocha
"MINHA CASA É UMA CASA DE ORAÇÃO: ALEGRA-TE CHEIA DE GRAÇA
É preciso viver a graça da alegria. Viver no mundo de desafios não é fácil, mas é possível se andarmos em Deus. Maria é a Plena de Graça. A Palavra de Deus nos lembrar a doçura da palavra aos lábios, mas amarga ao coração quando nao a colocamos em prática. A Palavra de Deus é exigente (amarga), quando nos interpela ao comprometimento. É preciso compreender o caminho evangelizador buscando conhecer quem é que nos chama à missão.
Diante da realidade nos sentimos pequenos, mas Maria a Cheia de Graça nos ensina anima a levar a Palavra a todos com os quais convivemos ou onde somos chamados a levar alegria.
Devemos ser canais da Graça com o que temos e o que somos.
Jesus nos ensina que o espaço de encontro com o Pai deve ser preservado. Critica a busca exagerada ao lucro. É preciso nos organizarmos pessoalmente para que o nosso encontro com Jesus aconteça. Precisamos estar atentos as nossas práticas para que não vivamos a realidade do pecado. E podemos então nos perguntar: De que maneira estamos usando os bens de nossa comunidade em favor do outro. Levar a sério os dons ofertados pela comunidade é levar a sério a Eucaristia.
Onde a Graça se faz presente agimos mais critérios de justiça e dignidade e o Reino de Deus vai acontecendo.
Os trabalhos sociais desenvolvidos pela Paróquia Jesus Ressuscitado é uma maneira de humanizar e deve servir como modelo para outras paróquias e comunidades.
É preciso tornar a Palavra vida na nossa vida.
Que a realidade do "Alegra-te cheia de Graça", chegue a todos os corações.
3º DIA - 20 DE NOVEMBRO: Pe. Delmar Araújo Costa
FESTA DE CRISTO REI
A Festa de Cristo Rei do Universo, foi instituida pelo Papa Pio XI.
O sentido em celebrar a festa está em viver o reinado do próprio Jesus sem nos afastar da cruz. Seguir a cruz é seguir a justiça e o cuidado de Jesus com os mais necessitados. O sentido é chegar perto de Jesus e atrair para nós o seu amor.
Devemos estar preparados para as zombarias, os desafios que teremos que enfrentar.
Falar com o mal ladrão como Jesus o fez, é nos mostrar que o reinado de Jesus é um chamado a uma relação de intimidade com Ele, que é o Senhor de nossas vidas que nos renova e restaura.
Ó óleo que recebemos em nosso batismo faz de nós reis, responsáveis pela nossa comunidade.
O salmo nos diz da alegria do encontro com o Senhor, onde encontramos a justiça, o amor e a unidade dos irmãos.
Deus nos torna capazes de receber a luz nos transformando, pois somos santificados pela presença do Cristo em nós.
Deus tem o rosto de Jesus, onde encontramos nossa força. "Tudo passa, só Deus permanece".
Que tenhamos sempre a alegria de saber que Jesus deu sua vida por nós e por nossos irmãos.
"ALEGRA-TE CHEIA DE GRAÇA!"
4º DIA - 21 DE NOVEMBRO:Pe. Carlos Roberto
QUE ALEGRIA QUANDO ME DISSERAM: VAMOS À CASA DO SENHOR
Alegria de vivermos, para fazer a vontade de Deus.
As comunidades se congregam para celebrar aquele que deu a vida por nós. Seu trono é diferente dos tronos deste mundo. Ele se coloca ao lado dos sofridos oprimidos. Através do pedido do bom ladrão. Recebemos a promessa de estar com ele no seu Reino. E a graça de Deus que transborda em nós e nos dá acesso a nova realidade. Ao encerrar o ano litúrgico abrimos as expectativas do novo sempre eterno.
A palavra criadora: "Jesus", dá a nós vida e é também sua mãe que nos ensina a ser participantes do seu reino.
Ao meditar o ofício de Nossa Senhora, descobrimos a sabedoria que só é revelada aos pequeninos.
"O relógio que anda atrasado que serviu de sinal ao verbo encarnado", nos mostra o quanto é bom a presença de DEus. Ao visitar Isabel, Maria revela a alegria daquela que traz a vida encarnada.
A cruz que é sinal de morte, se transforma em vida em Jesus. É preciso dar a vida para que o reinado de Jesus aconteça, transformando nossa vida em ação e oração. Organizando nossa comunidade para buscar o "Único" que corresponde às nossas expectativas. O reinado de Deus que começa na Eucaristia e deve repercurtir de tal forma que não haja necessitados entre nós.
5º DIA - 22 DE NOVEMBRO: Monsenhor Éder Amantéa
MEMÓRIA DE SANTA CECÍLIA
Santa Cecília foi martirizada com a espada na cabeça, por não renegar sua fé em Cristo. Deu a sua vida pela fé na Trindade.
E Maria também tem o título de Mãe da Santíssima Trindade. O Pai se interessa por Maria e a Graça do Espírito Santo gera Jesus Cristo, que é igual a nós em tudo, exceto no pecado. Maria deu à Luz verdadeira, Jesus Cristo. Disso tudo podemos tirar uma lição: Somos templo do Espírito Santo. No Batismo ficamos repletos da Trindade, com a missão de levar a justiça. Uma justiça que brota de um coração que ama. Anunciar uma paz sinônimo de desenvolvimento e movimento de uma vida total.
Quando vivemos a alegria de ser anunciadores, somos capazes de distribuir a Graça de Deus ao mundo; e para isso, devemos viver a Palavra de Deus, fazendo um exercício de leitura,contemplação e estudo dessa mesma Palavra.
Precisamos ter a coragem de dizer: "Eis-me aqui Senhor" e sermos anunciadores da sua Palavra.
Que Maria nos ensine a ser fiéis a Deus em todos os momentos e manifestar nosso desejo de estar com Ele.
6º DIA - 23 DE NOVEMBRO: Pe. Giovanni Wanderlei Pereira de Souza
MEMÓRIA DE SANTA CATARINA
NOSSA SEGURANÇA SÓ É POSSÍVEL COM A GRAÇA DE DEUS
A Graça de Deus não se pulveriza com o tempo. Na escola de Maria, aprendemos a contar com a Graça de Deus. O templo que era sinal de segurança é destruído. O que Santa Catarina aprende de Maria é que nossa segurança vem de Deus e só podemos contar com Ele. Os ensinamentos que aprendemos das instâncias hoje, nos mostra soluções fáceis, mas em Maria podemos vislumbrar o sacrário que é seu Filho Jesus. A Palavra de luz e ensinamento que recebemos devem se transformar em catequese permanente pra nós e para os outros. Deus é fonte inspiradora de todos os parâmetros. A revelação de Maria é muito mais que uma simples manifestação de Jesus. Maria nos ensina que tudo é possível com a Graça de Deus. Jesus Cristo é a fonte de toda graça, onde deve ser depositada toda nossa confiança. Para nós cristãos a verdade deve vir da Graça de Deus e Maria nos dá o presente de ver em seu rosto, a manifestação da Graça de Deus.
Deus é o lugar onde devemos depositar todas a nossa graça, Graça essa, que está para além de qualquer milagre; mas se faz presente nas coisas simples do cotidiano da nossa existência.
Que Maria seja para nós sempre o ícone da presença Graciosa de Deus.
7º DIA - 24 DE NOVEMBRO: Pe. Carlos Roberto Costa
A liturgia tem três elementos fundantes: a razão, a corporeidade e o coração.
- a razão para captar a mensagem
- a corporeidade para que aconteça a dinâmica
- o coração para viver a emoção.
Um coração que sabe amar é acredita na Graça de Deus. Uma confiança que não nos deixa estagnados, que nos faz servir, aproximando-nos daquele ao qual buscamos.
Nosso sim ao chamado,a firmeza e a constância no Senhor nos confirma, nos realiza.
Em nossa pequenez e fragilidade, Deus nos chama a relizar coisas admiráveis. Somos obra do Senhor individualmente e em comunidade. Uma comunidade que se dá, que se oferta ao Senhor.
Jesus nos adverte para confiar na Graça de Deus, Graça essa que vem da escuta obediente e da vida eucarística, de um povo que vive a Palavra de Deus. Precisamos celebrar nossa fé com tudo o que somos, numa alegria que nos faz participar de uma obra grandiosa. Precisamos dar testemunho da grande declaração: É DEUS QUE SE FAZ PRA NÓS E PARA NÓS". Maria nos inspira a dizer um sim que compromete.
o Projeto de Evangelização constatou que o compromisso com a evangelização que busca o cuidado com a ação social nos alegra pela esperança de gerar novos cristãos, que sejam capazes de testemunhar o Cristo, sendo dóceis ao Espírito.
Maria ao vistar Isabel nos esnsina que o serviço nos dá a alegria de anunciar a Graça de Deus.
8º DIA - 25 DE NOVEMBRO: Pe. José da Conceição Ramos
"A PALAVRA DE DEUS É ROCHA DA PALAVRA DE DEUS"
Apocalipse nos mostra que a vitória do bem sobre o mal. O ano litúrgico que terminou na FEsta de Cristo Rei é uma catequese da história da salvação.
Jesus nos ajuda a caminhar ao encontro do Pai. A vitória do bem, tem sua palavra final. Caminhamos para a vitória com Cristo Jesus. O mundo marcado pelo mal e pela violência; as maldades, mostra o mistério da iniquidade em nossa vida. Mas a vitória final de Jesus caminha do nosso lado. O céu aclama que a vitória e poder vem do nosso Deus. Uma vitória que nos vem em Cristo Jesus. A salvação, a glória e o poder, vem de nosso Deus. Precisamos caminhar perseverantes na fé, e se estamos em Cristo vencemos o mundo.
No Ressuscitado temos a força para vencer o mal. Somos convidados antecipadamente na Eucaristia para o banquete do Reino de Deus. Somos felizes por sermos convidados a participar da mesa do banquete do Cordeiro que tira todo o Pecado do mundo.
Participando do mistério de Cristo Jesus, podemos dizer: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?". Com cristo, em Cristo e por Cristo temos a vitória da fé sobre todo mal. A vitória pertence aqueles que tem a vida em Cristo Jesus. Somos peregrinos neste mundo, só Deus é absoluto.Só Ele dá sentido e razão em nossa vida. Devemos nos preocupar em realizar o projeto de Deus, fazendo o bem sem olhar a quem. Um bem que nos indica a necessidade de viver no bem, no sumo bem que é DEUS. Preocupemos em ter uma vida cristã. Não nos cansemos de fazer o bem, buscando a paz e viver em fraternidade. Caminhemos com o Senhor em nossos corações, perdoando, ficando em paz.
NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM, NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM...
9º DIA - 26 DE NOVEMBRO: Pe. Geraldo Agostinho Luz
"CEUS E TERRA PASSARÃO, MAS SUAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO".
Maria é a medianeira de todas as Graças. Em sua caminhada pastoral, na visita a Isabel, já anuncia que seu nome será lembrado. Cabe a nós cristãos promover a paz. Precisamos rezar par aque cada homem e cada mulher se torne agraciados por Deus. Maria é a toda agraciada. A novena é uma oportunidade de nos envolver, viver em comunidade. Vivendo a oração em nossa vida, vivemos a comunhão.
Nossa vida também precisa ser preenchida de Graça; da Graça de Deus. Nossa oração, nossos encontros só terão sentidos de estivermos em sintonia. Rezar é colocar na vida de Deus nossas fraquezas.
Nossa Senhora é como as rosas. São diversas, mas sua essência é sempre de rosa. Maria tem vários títulos, mas é a mesma agraciada por Deus e nos ajuda a querer a graça de Deus.
Deus é calmaria: "Onde existe barulho, Deus silencia; onde existe silêncio, ouve-se a voz de Deus".
É a sintonia com a comunidade, com o pároco, com as pastorais e movimentos que nos ajuda a viver melhor o projeto: IGREJA VIVA SEMPRE EM MISSÃO. Precisamos estar atentos à Palavra de Deus, pois só ela é eterna. Que ao celebrar a Festa de Nossa Senhora, possamos também, vive a graça de sermos mais fiéis, irmãos e fraternos.
FESTA SOLENE DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
"ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR, ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR"!
Ao longo da novena ouvimos ressoar de diferentes modos o convite à alegria. Uma alegria que não é um estado temporal, mas que toca nossa alma. Uma vida par ao céu, uma vida para o Espírito; é o convite que Maria nos faz ao experimentar a alegria de fazer a vontade de Deus.
Na gestação de Maria pudemos assistir a antissala de uma nova humanidade. Numa sociedade exageradamente rápida, precisamos caminhar como símbolo de quem caminha com o Cristo; sendo obedientes e dando passos mais firmes. Na dinâmica e no exercício da espiiritualidade é que vamos compreendendo o mistério. Hoje ao celebrarmos o primeiro domingo do advento, fazemos memória a Maria, pois ela nos ajuda a dar testemunho da presença de Deus.
Nossa fé as vezes precisa ser purificada sem condicionantes que esvaziam os motivos de nsosa alegria.
Maria nos faz participar através da Palavra do Mistério; novo, mas sempre renovador.
A virgindade de Maria nos ensina a acolher a Palavra; não nos acomodar e servir.
Na singeleza e obediência de Maria, o projeto de Deus acontece. Somos convidados a buscar a pureza de nossa fé. Queremos acolher a Ressurreição de Jesus, nos alegrar nele e como Maria acreditar e investir na fé do Ressuscitado.