NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (BARROCA)

MARIA, MODELO DAS VIRTUDES EVANGÉLICAS

O anjo diz alegra-te de forma esplendorosa. Durante a novena nos preparamos para algo com pressentimento do Bom. Refletimos sobre a polidez, educação, boa convivência. No exercício da boa convivência, na sociedade, na família, na comunidade de forma reservada e responsável, surgem homens bons, homens novos.

Em Maria, percebemos a convivência ao amor maior, a inauguração de um projeto novo. A força de Maria vem do exercício da bondade a abertura ao projeto de Deus.

Maria é a Mãe de Deus  e nossa e refeltindo sobre as virtudes teologais, aprendemos que Maria tem a força suficiente para chegar ao nosso coração.

Temos  que assumir a missão de ajudar a sociedade experimentar o amor, a partilha, o perdão, a bondade e as virtudes que nos leva a experimentar Deus.

A aproximação do anjo comunica a proximidade com Deus. O diálogo de Maria com o anjo nos faz compreender a urgência de viver a oração, sem perda de tempo; fazendo de cada movimento nosso, uma ação orante. Há necessidade da comunhão da Igreja; promovendo o bem comum. Oxalá os trabalhos da comunidade, fosse assumidos de maneira comunitária. Precisamos promover a justiça do trabalho abnegado. Ao compreender a missão Maria se coloca à disposição no seu FIAT" : "Eis aqui a serva do Senhor". O anjo ao se retirar deixa Maria na firmeza de sua fé. Pois ali estava a mulher preparada para acolher o "verbo". A solidão maturamente acolhida é força suficiente para cuidar de si e dos outros. Maria vai ao encontro de sua prima.

João Batista, no advento, tem a graça de apontar: "Eis o Cordeiro de Deus..." E maria vem ao encontro para nos ensinar a sermos virtuosos. A humildade se torna uma exigência para sermos generosos e humildes. Comunicar a alegria comum a todos, nos dá sentido para viver as virtudes teologais .Que nessa festa de Nossa senhora da Conceição, nos comprometamos a viver bem o Natal de Jesus; um tempo novo, antecipando a festa do encontro, na virtude maior que é o Cristo; comungando o pão que nos abre o coração à prática da caridade em nossa comunidade e para além dela.

CAMINHEMOS ALMA EM FESTA COM MARIA QUE MÃE DE DEUS E NOSSA.